Mais de 100 anos depois, e o Titio Einstein continua a revolucionar o mundo da...natação?
É meus caros. A piscina se tornou obsoleta a partir do momento em que Einstein tirou da ponta da caneta "E=mc²", numa noite fria de outubro do inverno alemão, na aconchegância do seu lar. A piscina e muitas outras coisas, como Euclides e etc. Mas vou voltar minha atenção para a piscina nesse post, especificamente. Mais tarde comento sobre mais coisas que se tornaram inúteis depois de Einsten (lembrei de mais um, o éter. Einstein, seu destruídor de lares...)
Enfim!
Li na Scientific America a um tempinho atrás, e em um artigo a um dt atrás, para não esquecer e fazer um post bonito, que um novo efeito relativístico foi descoberto! Corpos livres são capazes de aumentar ou diminuir sua velocidade ou mudar sua trajetória realizando movimentos de deformação locais. Esse efeito é decorrente da natureza particular que a gravidade assume na teoria da relatividade geral de Einstein. Quem quiser ler mais sobre a parte séria do assunto, o artigo está em um link ali em baixo. Basciamente, ele diz que se você fizer um movimento parecido com nado borboleta no espaço tempo, você vai pra frente. Ou pra trás. Ou pra onde você quiser. (Viu como as piscinas se tornaram obsoletas? Os nadadores não precisam mais delas pra nadar! O espaço-tempo tá aí o tempo todo. Os campeões já devem estar praticando intensivos em zonas de zero gravidade.)
Agora, vamos ao que interessa.
Quem de vocês, caros estudantes de física, já se questionou: "Mas para que diabos servem todas essas equações?"
Quem de vocês, caros e assíduos estudantes de física, já foi questionado por sua avó: "Mas fio, achei que era educação física que você tinha prestado. A física serve pra quê mesmo?"
Ao invés de responder os famosos clichês "Ahhhhh, para desvendar a natureza...", "Ahhhh, para matar minha curiosidade...", ou até "Ahhhh, é inútil mas é a única coisa que sei fazer de bom...", você terá uma resposta a altura: "PODE SALVAR TUA VIDA MUIÉ!"
POIS É! AHÃÂ!
Imagine só se você está curtindo sua viagem de avião, e de repente é atingido por um furioso meteorito (não você, o avião). O meteorito veio do grande planeta X, Niburu, que abriga os Annunaki, seres humanos 10 vezes mais evoluídos, que vieram para terra para escolher os seres humanos daqui que irão partir dessa nossa vidinha chinfrim pra uma bem melhor num planeta enorme que é capaz de puxar todo mundo da terra com sua gravidade exorbitante. Enfim, e VOCÊ, LEITOR, é um dos ESCOLHIDOS DOS ANNUNAKI! Você obviamente não PODE morrrer...MAAAS O AVIÃO ESTÁ CAINDO. O QUE VOCÊ FAZ?
A física te salva: nade. Realizar movimentos cíclicos pode alterar sua trajetória, lembra? É isso mesmo, man, nade como se você tivesse um pipi duro de 30 cm pra entrar no seu tutu. Se você for bom o suficiente, você cairá como um paraquedas no chão e será salvo pelos Annunaki, e será reverenciado como um deus no planeta X já que você foi o único sobrevivente do ataque-meteorito-from-hell.
É. Hoje certamente a física TEM graça. E muita! Há.
Links:
Artigo da Scientific Amercica: http://www.brophy.net/Downloads/AIL%20Class%20on%20Reality%20&%20Unreality/READING%20MATERIAL%20IN%20PDF%20FORMAT/87%20SWIMMING%20in%20curved%20spacetime.pdf
Outro artigo mencionado: http://arxiv.org/PS_cache/gr-qc/pdf/0510/0510054v2.pdf
Mas que falta de educação, Oton Henrique!
ResponderExcluirò.ó
Eu te amooooo!
ResponderExcluirLindooooo!
A gente vai ser escolhido!
E vamos nadar no espaço-tempo!
Sem nenhum pipi atrás da gente.
(:
Oton, meu querido genro...
ResponderExcluirGosto tanto de você, meu adorável físico maluquinho.
(:
Renata