Olá pessoas.
Acho que esse vai ser meu primeiro post relativamente sério sobre o assunto física.
Relativamente porque acho que vou acabar fazendo algum trocadilho idiota ou piada tosca. Isso está além de mim.
Mas enfim, lá vamos.
Eu acho que a física tem MUITA graça sim. MUITA.
Sem a física, não teríamos a internet. Apesar de ter sido criada (a internet, não a física...aliás, essa é uma ÓTIMA questão pra ser discutida em algum post seguinte...a física foi criada, ou ela simplesmente existe?) durante a segunda guerra mundial com o objetivo de facilitar a comunicação entre locais distantes, hoje em dia facilita MUITA coisa. Ninguém nega o quanto de informação que temos acesso com a internet. Ninguém nega a facilidade com que podemos conversar com uma pessoa amada independente da distância. E tudo porque algum cientista louco do passado precisou de um aparato parecido.
Sem a física, não teríamos a televisão. Uma dia precisou-se de um acelerador de partículas para testar essa curiosidade estúpida que os físicos têm com relação à natureza. E pimba, um pequeno tempo depois, tínhamos uma televisão. Quantas portas foram abertas para o mundo com a televisão?
Eu quero começar o post assim porque as pessoas gostam de ver exemplos práticos. Mas a verdade é que a beleza da física reside no seguinte: ela é a melhor aproximação que temos da verdade no que concerne as leis do universo. A física pode estar errada. Aliás, afirmo mais, a física ESTÁ errada. Mas é o melhor que temos. E aliás, a ciência é feita de erros. De sucessivos erros e aperfeiçoamentos. E é aí que reside sua beleza.
Como, alguém me explique, como um ser humano, em sua miudeza, conseguiu afirmar uma dia que F = ma? Porque ninguém ve o quão grande isso é? Nenhum professor mostrou pra mim o alcance dessa aparentemente pequena conclusão. Será que não veem isso, ou será que simplismente não dão importância?
Afinal, o que F = ma quer dizer? Quer dizer que, conhecendo-se a força que age sobre um objeto através de algum tipo de experimento, ou através de conhecimentos prévios sobre outros tipos de forças mais fundamentais, ou através de qualquer outra forma que seja, somos capazes de determinar a trajetória desse objeto! Conseguimos, através dessa pequena equação, e de algumas condições que podem ser medidas ou inferidas, desvendar o passado e o futuro do objeto sob a ação daquela força! Isso é magnífico! É gigantesco, é estupendo! Como um ser humano igual a eu a e a você, leitor, chegou a essa conclusão? Através do pensamento lógico e racional, através de tentativas, através da honestidade de admitir os seus erros, e consequentemente através de aperfeiçoamentos. Isso é belo.
O que é triste é ver professores de ensino médio escrevendo essa equação no quadro sem nenhuma paixão. Talvez sem entender o que ela significa, mas muito mais provavelmente sem nenhuma paixão. Sem compreender não o seu significado, mas sua grandiosidade. F = ma foi só um exemplo. Existem várias outras equações belas do mesmo modo por explicar de maneira tão compacta a natureza do nosso universo.
Não quero que todos sejam apaixonados por física. Só gostaria que dessem mais valor à ela. Todo conhecimento envolvendo a matemática parece um conhecimento inalcançável. Mas não é. A matemática é só uma ferramenta, que com empenho e determinação conseguimos aprender a usar. Mas como teremos empenho e determinação para aprender uma língua que aparentemente será inútil?
Nas aulas de física que já tive em minha vida senti falta majoritariamente somente de um aspecto: inspiração. Eu me vejo querendo mudar isso. Querendo mudar essa abordagem estúpida dos livros e dos professores de continuar ensinando tudo da forma como está escrito e como sempre foi. Quero que meus alunos vejam além. Acho um completo ABSURDO quando um professor ignora a parte histórica da física. Como entender tal e tal equação quando não sabemos o que se passou na cabeça de quem a escreveu? Que problemas enfrentou? Como chegou a tais conclusões? Isso é fundamental para mim, e creio que para todos. Quando for um professor, quero mostrar isso, e tudo mais que comentei nesse post.
Portanto, peço aos meus amigos que por favor não me deixem me tornar mais um professor de física ranzinza. Porque a física realmente é bela. E não quero que ela perca sua graça porque nós, seres humanos infernados em nossas vidas egoístas, não somos capaz de vê-la.
PS: como não fiz nenhuma piada, aqui vai:
Como o elétron arrota?
...
...
...
Bohr!